Contexto histórico
Com a fundação da primeira escola Waldorf, em 1919, foram colocadas em prática propostas educacionais inovadoras a partir de pedidos vindos de vários segmentos da sociedade. Entre essas propostas destacou-se a necessidade de acolher famílias que desejavam que seus filhos pudessem ter a oportunidade de uma educação de qualidade sem que necessariamente houvesse uma contrapartida financeira. Esse tema sempre acompanhou a biografia de inúmeras escolas Waldorf pelo mundo. No Brasil isto não foi diferente. Além de sempre ocorrer atendimento de famílias através de programas de bolsas nas escolas, impulsos sociais nasceram com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais. Este impulso cresceu nas últimas décadas de forma independente até que, em 2020, conquistou uma maturidade capaz de se tornar um trabalho coordenado reunindo instituições com trabalho de cunho social de várias regiões brasileiras. Assim nasceu a Rede de Organizações Sociais na Pedagogia Waldorf. Qual é a proposta da Rede? Reunir as instituições sociais que têm como missão praticar a Pedagogia Waldorf a partir de suas realidades socioeconômicas e culturais, reconhecendo a importância de seu trabalho e identificando seus principais desafios como instituições sociais com o objetivo estruturar uma rede de trocas e apoio mútuo para o fortalecimento e desenvolvimento.


PRIMÓRDIOS DA REDE DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA PEDAGOGIA WALDORF1970: Surgimento das primeiras organizações sociais com Pedagogia Waldorf no Brasil • 1998: Fundação da FEWB com participação de instituições sociais • 2002–2006: Sebastião Guerra (Escola Vale de Luz) no Conselho Fiscal da FEWB • 2005–2008: Vanda Elisa (Escola Cecília Meireles) na diretoria da FEWB • 2016: Reforma do Estatuto Social da FEWB e inclusão das ONGs como categoria • 2019–2021: Elaboração do Regimento Interno da FEWB e menção oficial à Rede< • 2019: Criação do Grupo Cultivador** • 19/09/2020: 1º Encontro da Rede das Organizações Sociais (on-line) • 2022 em diante: Ações afirmativas e institucionais da FEWB em apoio à Rede


Ações Pós-2022 • Bolsas integrais para professores da Rede em todos os cursos pedagógicos da FEWB • Curso de Formação Continuada: "Compreendendo o Ensino Fundamental Walforf" • Curso de Pedagogia de Emergência • Encontros periódicos (presenciais e on-line) • Participação no VI Congresso Brasil (Juiz de Fora, MG) • Ciclo “Trocas de Experiências” • Criação de Coordenação da Rede (apoio do Instituto Mahle e FEWB) ** Grupo Cultivador – Membros Iniciais • Cristina Velasquez (FEWB) • Telma Benedicto (Associação Comunitária Monte Azul - São Paulo SP) • Silvia Reicheman (Escola Dendê da Serra - Serra Grande BA) • Talita Melone (Escola Municipal Cecília Meireles - Nova Friburgo RJ) • Alcir Rodrigues (FEWB) • Mirtes Garuba (Escola Municipal Cecília Meireles - Nova Friburgo RJ) • Vanda Elisa de Farias • Juliana Barbosa Ramalho


EIXOS DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO

Relação com o Poder Público

Integração Escolas/Famílias

Autonomia Pedagógica

Formação de Professores(as)

Captação de Recursos e Sustentabilidade Financeira




CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS (segundo Regimento Interno da FEWB) • Comprometimento com a Pedagogia Waldorf e Antroposofia. • Atuação com crianças e jovens em vulnerabilidade social. • Ensino gratuito e/ou atividades de contraturno. • Participação na Rede de Organizações Sociais. Texto no regimento interno da FEWB: Assim foram descritas as atribuições e características das instituições sociais dentro do Regimento Interno da Federação das Escolas Waldorf do Brasil: • A. Comprometimento com a Pedagogia Waldorf e com os princípios e fundamentos antroposóficos, apoiando e incentivando seus profissionais para a formação nesta pedagogia; • B. Ser uma organização social sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento de programas sociais voltados a crianças e jovens em vulnerabilidade social, diminuindo o risco social enfrentado por esta população e oferecendo ensino gratuito e de qualidade e/ou atividades de contraturno que apoiem o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes; • C. Participar da Rede de Organizações Sociais da Pedagogia Waldorf.


ESTRUTURA DA REPRESENTAÇÃO DA REDE NA FEWB em 2025

Diretoria da FEWB: - Talita Melone – Escola Municipal Cecília Meirelles (Nova Friburgo, RJ) - Priscila Rico Boni – Associação Comunitária Pequeno Príncipe (São Paulo, SP) Suplente da Diretoria: - Gabriela Silva de Moraes – Escola Social Flor de Laranjeira (Inhambupe, BA) Conselho Consultivo da FEWB (3 vagas mantidas para a Rede): - Dioneson Guimarães – Escola Comunitária Vale de Luz (Nova Friburgo, RJ) - Telma Benedicto – Associação Comunitária Monte Azul (São Paulo, SP) - Colay Niliane Pereira dos Santos – Associação Criança de Luz (Canoa Quebrada, CE) Grupo Cultivador: Composição em 2025 • Talita Melone – Escola Municipal Cecília Meirelles (Nova Friburgo, RJ) • Telma Benedicto – Associação Comunitária Monte Azul (São Paulo, SP) • Colay Niliane Pereira dos Santos – Associação Crianças de Luz (Canoa Quebrada, CE) • Gabriela Silva de Moraes – Escola Social Flor de Laranjeira (Inhambupe, BA) • Cristina Velasquez – Faculdade Rudolf Steiner (São Paulo, SP) • Valéria Nogueira – FEWB (São Paulo, SP) • Alcir Rodrigues – FEWB (São Paulo, SP) • Vanda Elisa de Farias – Jaguariúna, SP Coordenação da Rede de Organizações Sociais na Pedagogia Waldorf: • Telma Benedicto – Associação Comunitária Monte Azul (São Paulo, SP) • Gabriela Silva de Moraes – Escola Social Flor de Laranjeira (Inhambupe, BA)


Clique aqui para ver a lista de escolas que compõe a Rede de Organizações Sociais na Pedagogia Waldorf

EMEI Calumby Aracaju - SE

EMEF José Souza de Jesus Aracaju - SE

Escolinha dos Pequenos Bocaina de Minas - MG

Flor e Ser Diamantina - MG

Escola Social Flor de Laranjeira Inhambupe - BA

Cajueiro do Mangue Santa Cruz da Cabrália - BA

CEI Flamboyant São Paulo SP

Semeando Flores Vitória ES