FRATERNALISMO, impulsos e ações em direção ao futuro

Desde o ano de 2016, a Associação Comunitária Monte Azul realiza, durante o mês de janeiro, um encontro multicultural no Jardim Horizonte Azul, intitulado "Educação no Século XXI - Em Busca de Uma Aldeia Contemporânea". Não se trata de um congresso, nem de um seminário, nem mesmo de um curso ou fórum, trata-se de um "encontro" onde convivemos durante 2 dias e meio enquanto "buscadores de espírito" que somos. Procuramos juntos caminhos, propostas, tentativas para melhorar um pouquinho a educação no Brasil.

Neste ano de 2020, tivemos Cristine Takuá representante da etnia Maxacali, Tamikuã Txihi representante da etnia Pataxó do sul da Bahia, Ivanilda Pará representante da etnia Guarani, Peter Guttenhoefer docente de Kassel na Alemanha, Marilene Ferreira representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST dentre outros colaboradores... Também levamos à prática 10 Oficinas de uma "Pedagogia do Fazer Com Sentido e Com Amor"; algumas dessas oficinas aconteceram dentro do assentamento "TERRA PROMETIDA", onde habitam precariamente cerca de 500 famílias. Várias crianças desse assentamento estudam conosco na Escola de Resiliência Horizonte Azul.

É muito importante dizer que este movimento se realiza e ganha força, entusiasmo e profundidade graças ao impulso social que vive em nossos jovens da Comunidade Horizonte Azul, que lutam por algo um pouco mais digno e humano em nossa sociedade. Também vale dizer que esses Encontros vêm acontecendo graças aos muitos e muitos oficineiros e participantes (do Ceará ao Rio Grande do Sul) e palestrantes que se vincularam existencialmente conosco ofertando e proporcionando esses "encontros humanos".

Em nome dos moradores do Jardim Horizonte Azul e Jardim Vera Cruz, nossa eterna gratidão!


Contato: escoladeresiliencia@monteazul.org.br