ENSINO RELIGIOSO LIVRE

O Ensino Religioso Livre tem sido apoiado desde o início do trabalho da Seção Pedagógica no Brasil, organizando encontros e subsidiando publicações, como o livro "O Ensino Religioso".

A partir de 2018, os grupos de Ensino Religioso Livre de algumas escolas Waldorf paulistas retomaram os encontros para professores de Ensino Religioso Livre na Sociedade Antroposófica no Brasil. Assim, foram realizados dois encontros em 2019. Tivemos a presença de João Torunsky, Sacerdote da Comunidade de Cristãos, e Elisabeth von Kügelgen, do grêmio internacional de professores de Religião.

Este ano, formou-se um grupo, vinculado à Seção Pedagógica e à Sociedade Antroposófica no Brasil, com o objetivo de formar um Grêmio brasileiro de professores de Ensino Religioso Livre. O grupo conta também com a colaboração de Claudia McKeen, que estabelece a comunicação entre o grupo brasileiro e o grêmio internacional e representa o movimento de Educação Infantil da Alemanha e o movimento da América do Sul.

Esse núcleo de professores pretende vincular-se aos professores e grupos de estudos de Ensino Religioso Livre em todas as escolas. Pretendemos, ainda, aprofundar-nos no estudo e nas práticas adotadas nas aulas de Ensino Religioso Livre, buscando a compreensão do impulso religioso que permeia a pedagogia Waldorf como um todo.

Nesta seção do site da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, disponibilizaremos textos para que os professores e os grupos de estudos de cada escola possam se nutrir. Esperamos que encontrem impulsos ricos para o trabalho conjunto e novas iniciativas que contarão com nosso apoio.

Abraços cordiais,

Isabel Lauretti
Com o Grêmio brasileiro de professores de Ensino Religioso Livre

MATERIAL ACERCA DO TEMA