Revista Jataí - Volume 3

Meio ambiente e educação – na dança de roda da natureza: múltiplos olhares para o homem e seu meio

Revista Jataí - Volume 2

Educação 2020: perspectivas e desafios em tempos de emergência

Periódico nº 76

As Abelhas - Em homenagem aos 100 anos da Pedagogia Waldorf, o tema central vem como um incentivo à reflexão - tanto pela sua importância no que se refere à sustentabilidade e à biodiversidade, quanto pelo exemplo de vida associativa.

O Desenvolvimento Saudável do Ser Humano

Neste livro Steiner incentiva o professor a ser um instrumento para o desabrochar dos talentos infantis, zelando pela educação física e anímica para que o espírito possa se revelar em sua plenitude.

A Questão Pedagógica como Questão Social

Rudolf Steiner, nesta série de palestras, reafirma a convicção de que o conhecimento científico-espiritual do ser humano é a base para a compreensão dos problemas sociais, e, dentre esses, a questão da educação é a questão social fundamental. Steiner retoma as etapas de desenvolvimento da inteligência humana.

O Conhecimento do Ser Humano e a Estruturação do Ensino

A Pedagogia Waldorf pressupõe um conhecimento profundo do ser humano. Dois anos depois dos cursos de 1919, que culminaram com a fundação da primeira Escola Waldorf, Rudolf Steiner ministrou ao seu corpo docente este curso, em que expõe fundamentos pioneiros frente aos saberes psicopedagógicos conquistados pela humanidade ao longo do século XX, e que ainda permanecem como desafio e estímulo para o desenvolvimento futuro da ciência e arte da educação.

Revista Jataí

É com alegria que a FRS (Faculdade Rudolf Steiner), afiliada da FEWB, apresenta o primeiro número da Revista Jataí, com o objetivo de ser um espaço de reflexão sobre as práticas da Pedagogia Waldorf. Este número, comemorativo dos 100 anos da fundação da primeira escola fundada em Stutgart, na Alemanha reúne artigos que possibilitam a divulgação da pesquisa sobre a pedagogia e ampliam o acesso a esse conhecimento. A maioria dos artigos são resultado do trabalho de pesquisa de docentes da Faculdade Rudolf Steiner em diversas áreas e se debruçam sobre questões importantes que a pedagogia Waldorf nos coloca nos dias de hoje.