|
|||
![]() PROGRAMA INCLUSÃO NAS ESCOLAS WALDORF O Programa Inclusão nas Escolas Waldorf apoia professores no acolhimento e permanência de crianças e jovens com necessidades especiais de aprendizagem em instituições Waldorf. Após 106 anos de Pedagogia Waldorf no mundo e nos 100 anos do Curso de Pedagogia Curativa comemorado em 2024, torna-se fundamental um aprofundamento dos estudos das crianças e jovens para lidar com os temas envolvendo seu desenvolvimento na contemporaneidade. Ao mesmo tempo , as trocas e vivências nos diversos territórios escolares tornam-se, por si só, fontes de aprendizados, possibilidades e pesquisas.
Junto com a primeira escola Waldorf surgiu a presença do trabalho do médico escolar através do impulso do Dr. Eugen Kolisko, evidenciando a importância do trabalho conjunto do médico com o professor. Além disso os cultos religiosos dentro dos trabalhos desta primeira escola e também o tema do ensino religioso dentro do currículo configurou dentro desta primeira escola a possibilidade de renovação dos mistérios da antiguidade.
Importante citar o currículo da euritmia pedagógica dentro do currículo e depois a presença do trabalho da euritmia terapêutica e posteriormente do pedagogo curativo (educação terapêutica no Brasil)
No cenário brasileiro atual, após 70 anos da primeira escola waldorf, temos uma multiplicidade e diversidade de escolas waldorf e seu crescimento vertiginoso nos últimos 10 anos, trazem a necessidade de conhecimentos novos ou renovados, e a importante e essencial tarefa de olhar para os temas de desenvolvimento de um modo mais individualizados. Esses fatores são novos desafios para as tarefas dos professores, médicos e terapeutas.
O Curso de Aprofundamento em Medicina Pedagógica e Inclusão Escolar se propõe a ser um ponto de apoio através da união de um grupo de coordenação e docentes que tem se debruçado nos últimos anos para encontrar caminhos que possam conduzir de modo saudável e pleno as crianças e jovens através dos desafios do século XXI.
Resgatar temas fundamentais como a fisiologia do currículo, observação de crianças, conferências da pedagogia waldorf, dando também cenário e visibilidade aos conteúdos que Rudolf Steiner trouxe através do curso de pedagogia curativa é uma outra proposta deste curso. Traz também as bases conceituais e metodológicas que apoiarão as escolas na organização de suas estruturas escolares, administrativas e jurídicas abrindo caminho para implantação dos núcleos de inclusão e atuação dos mesmos no dia a dia da escola.
Tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e jovens, suas crises, e necessidades de apoio na atualidade sob o olhar da antroposofia.
Além disso este curso se propõe a:
• FORTALECER o aprendizado sobre as metodologias de ensino da pedagogia waldorf vinculadas com a própria fisiologia do desenvolvimento das crianças;
• DISPONIBILIZAR FERRAMENTAS metodológicas para organização da temática da inclusão no âmbito jurídico e institucional de acordo com a legislação vigente;
• Disponibilizar o uso do PDIP (plano de desenvolvimento individual pedagógico) criado a partir dos conhecimentos da antropologia antroposófica, conferência pedagógica e desenvolvimento da criança e jovem);
• PROPICIAR TROCAS DE EXPERIÊNCIAS entre os participantes, aquisição de novas habilidades profissionais;
• IMPULSIONAR O TRABALHO CONJUNTO entre professores, educadores terapêuticos, médicos escolares, psicólogos e demais terapeutas que atuam nas escolas.
Serão 7 módulos online e 1 módulo imersivo em julho de 2025, e 4 módulos online com 2 módulos imersivos em 2026. |