PROGRAMA INCLUSÃO NAS ESCOLAS WALDORF

O Programa Inclusão nas Escolas Waldorf apoia professores no acolhimento e permanência de crianças e jovens com necessidades especiais de aprendizagem em instituições Waldorf.

Após 106 anos de Pedagogia Waldorf no mundo e nos 100 anos do Curso de Pedagogia Curativa comemorado em 2024, torna-se fundamental um aprofundamento dos estudos das crianças e jovens para lidar com os temas envolvendo seu desenvolvimento na contemporaneidade. Ao mesmo tempo , as trocas e vivências nos diversos territórios escolares tornam-se, por si só, fontes de aprendizados, possibilidades e pesquisas. Junto com a primeira escola Waldorf surgiu a presença do trabalho do médico escolar através do impulso do Dr. Eugen Kolisko, evidenciando a importância do trabalho conjunto do médico com o professor. Além disso os cultos religiosos dentro dos trabalhos desta primeira escola e também o tema do ensino religioso dentro do currículo configurou dentro desta primeira escola a possibilidade de renovação dos mistérios da antiguidade. Importante citar o currículo da euritmia pedagógica dentro do currículo e depois a presença do trabalho da euritmia terapêutica e posteriormente do pedagogo curativo (educação terapêutica no Brasil) No cenário brasileiro atual, após 70 anos da primeira escola waldorf, temos uma multiplicidade e diversidade de escolas waldorf e seu crescimento vertiginoso nos últimos 10 anos, trazem a necessidade de conhecimentos novos ou renovados, e a importante e essencial tarefa de olhar para os temas de desenvolvimento de um modo mais individualizados. Esses fatores são novos desafios para as tarefas dos professores, médicos e terapeutas. O Curso de Aprofundamento em Medicina Pedagógica e Inclusão Escolar se propõe a ser um ponto de apoio através da união de um grupo de coordenação e docentes que tem se debruçado nos últimos anos para encontrar caminhos que possam conduzir de modo saudável e pleno as crianças e jovens através dos desafios do século XXI. Resgatar temas fundamentais como a fisiologia do currículo, observação de crianças, conferências da pedagogia waldorf, dando também cenário e visibilidade aos conteúdos que Rudolf Steiner trouxe através do curso de pedagogia curativa é uma outra proposta deste curso. Traz também as bases conceituais e metodológicas que apoiarão as escolas na organização de suas estruturas escolares, administrativas e jurídicas abrindo caminho para implantação dos núcleos de inclusão e atuação dos mesmos no dia a dia da escola. Tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e jovens, suas crises, e necessidades de apoio na atualidade sob o olhar da antroposofia. Além disso este curso se propõe a: • FORTALECER o aprendizado sobre as metodologias de ensino da pedagogia waldorf vinculadas com a própria fisiologia do desenvolvimento das crianças; • DISPONIBILIZAR FERRAMENTAS metodológicas para organização da temática da inclusão no âmbito jurídico e institucional de acordo com a legislação vigente; • Disponibilizar o uso do PDIP (plano de desenvolvimento individual pedagógico) criado a partir dos conhecimentos da antropologia antroposófica, conferência pedagógica e desenvolvimento da criança e jovem); • PROPICIAR TROCAS DE EXPERIÊNCIAS entre os participantes, aquisição de novas habilidades profissionais; • IMPULSIONAR O TRABALHO CONJUNTO entre professores, educadores terapêuticos, médicos escolares, psicólogos e demais terapeutas que atuam nas escolas. Serão 7 módulos online e 1 módulo imersivo em julho de 2025, e 4 módulos online com 2 módulos imersivos em 2026.
Total de 164 horas online, e 150 horas de imersão. GRUPO COORDENADOR GERAL Bruno Callegaro Cinzia Diniz Antonini Cláudia MacKenn COORDENAÇÃO TÉCNICA Cristiane Arreguy DOCENTES CONFIRMADOS Bruno Callegaro Claudia MacKenn João Torunski Renato Gomes Vanda Elisa Daniela Lacerda Márcia Barbosa Coura Cinzia Diniz Antonini Alynne Nayara Ferreira Nunes

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