PROCESSO DE FILIAÇÃO DE UMA ESCOLA WALDORF:

Etapa 0 :
Instituição simpatizante com a Pedagogia Waldorf, sem permissão de uso do nome Waldorf, adequações legais do imóvel em andamento, documentos legais (Plano escolar) e licenças em fase de apresentação e aprovação pela Secretaria Municipal de Educação, criando procedimentos internos, iniciando a vida associativa, pelo menos um professor formado em Pedagogia waldorf e Pedagogia, grupo de estudos em Antroposofia formado. Buscar o acompanhamento de um tutor.

Etapa 1:
Instituição em processo de filiação, solicita o pedido do uso do nome Waldorf, adequações legais do imóvel em fase final de instalação, documentos legais e licenças aprovados pela Secretaria Municipal de Educação, procedimentos internos básicos estabelecidos, fortalecendo a vida associativa, pelo menos um professor formado em Pedagogia waldorf e Pedagogia e demais professores fazendo a Formação, grupo de estudos em Antroposofia ativo. Tutor escolhido para acompanhar a iniciativa.

Etapa 2:
Processo de filiação iniciado, permissão para uso da identificação da escola "Escola Waldorf em formação", Imóvel devidamente adequado às exigências legais, documentos legais e licenças aprovados pela Secretaria Municipal de Educação, procedimentos implementados, processo de implantação de práticas pedagógicas recomendadas pelo Tutor, vida associativa em funcionamento, comissões escolares ativas, aumento do número de professores formados em Pedagogia Waldorf e plano de formação para os demais, colegiado ativo, ritmo estabelecido no grupo de estudo. Instituição com Tutoria plena.

Etapa 3:
Pronta para ser filiada Imóvel aprovado para funcionamento da escola, instituição estabelecida legalmente, procedimentos respeitados por toda comunidade, vida associativa consistente, práticas pedagógicas reconhecidas e acompanhadas por um ou mais tutores, maioria dos professores formados em Pedagogia Waldorf ou em formação, colegiado organizado e conferência interna atuante, grupos de estudos permanentes.