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FÓRUM DAS FORMAÇÕES EM PEDAGOGIA WALDORF NO BRASIL Breve histórico A pedagogia Waldorf teve o seu início no Brasil na década de 50 do século passado. Os primeiros professores trouxeram sua experiência e conhecimento da Alemanha onde a pedagogia já tinha o seu caminho percorrido desde 1919, data de fundação da primeira escola. Estes pioneiros passaram seus conhecimentos aos primeiros colegas que aprenderam na prática e na troca de experiências e materiais. Com o crescimento e sucesso da pedagogia na primeira escola um processo de formação foi se estabelecendo de maneira mais formalizado. O surgimento de mais escolas, inicialmente no estado de São Paulo, e depois pelo Brasil, fez surgir a necessidade de mais cursos de formação. Já neste século surgiu o impulso de reunir as formações com intuito de trocar experiências, definir temas básicos e necessários a qualquer iniciativa de formação, discutir o currículo das formações e manter a qualidade e a profundidade necessária à atuação na pedagogia Waldorf. É nesse ambiente que surge em Jaguariuna, no Sítio das Fontes, o encontro de coordenadores e docentes de vários cursos de formação em andamento. Práticas e objetivos do Fórum Hoje o Fórum é constituído por coordenadores e docentes de 23 cursos de formação. Os encontros ocorrem semestralmente com o grupo todo, atualmente de forma remota, e incluem três pautas principais; o estudo em conjunto de um tema relevante fundamentado na Antroposofia, a prática artística e discussões metodológicas. Objetivo principal O Fórum tem como objetivo principal o apoio e aprimoramento dos cursos de formação no Brasil preparando cada vez melhores professores Waldorf que possam exercer a tarefa docente em liberdade, a partir de sua própria capacidade de observação das crianças a eles confiadas, apoiados nos princípios fundamentais da pedagogia Waldorf. Objetivos secundários A troca de experiências entre os cursos; o acompanhamento e aconselhamento a novas iniciativas de formação; a definição de critérios mínimos de ordem curricular, como conteúdos e carga horária adequados; a definição de critérios para a atuação docente em cursos de formação; entre outros. O Fórum Brasileiro das Formações Waldorf é um dos poucos órgãos existentes no mundo que reúne diferentes impulsos de formação, o único na América Latina. Tem representado a formação em pedagogia Waldorf brasileira na América do Sul e estimulado a organização de outros fóruns em países vizinhos. Hoje o Fórum é um órgão da Federação de Escolas Waldorf no Brasil responsável pelo chancelamento de novos cursos. Desde 2017 o Fórum está envolvido num processo mundial e participativo de reflexão sobre objetivos, metodologias e avaliação das formações Waldorf no mundo todo. Este documento, "A caminho da criatividade pedagógica", coordenado pelo Grupo ITEP (International Teacher Education Project) está sendo elaborado em encontros regionais e internacionais de formadores de professores e tem como objetivo integrar práticas educativas dos diferentes cursos, articular metodologias contemporâneas e adequadas para adultos, aprofundar a imagem de ser humano a partir da ciência espiritual antroposófica e trazer a tona os grandes temas e desafios da nossa época que nos ajudem a perceber as características e necessidades das crianças que chegam a nossas escolas, motivo e essência da nossa missão e do nosso trabalho na Pedagogia Waldorf. |
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