ESCOLA RURAL IPÊ AMARELO

 

Na Escola Rural Ipê Amarelo as aulas de horta acompanham todo o percurso do Ensino Fundamental, compondo um currículo próprio, em comunhão com os eixos de conteúdos de cada ano.
Venho acompanhando há mais de 10 anos os estágios agrícolas, e pude constatar diante dos meus sentidos a profunda transformação que os jovens de 14/15 anos passam ao participar dessa experiência. E assim, me encantei com o trabalho pedagógico com a terra, e desde então busco desenvolvê-lo em todos os meus locais de atuação profissional.
Em todas as etapas, trabalhamos como cerne a relação constitutiva e ativa do homem com a terra e a natureza, estando o tripé plantar – cuidar – colher sempre presente, ganhando aprofundamento e amplitude conforme o amadurecimento dos alunos.
Assim, são trabalhados, muitas vezes com o apoio de narrativas e/ou observação, os ciclos da natureza e produtivos, o impacto da intervenção do homem, o cultivo social, a partilha, as características dos biomas e da vegetação pertinente, entre outros aspectos, de forma vivencial e aplicada – de acordo com o momento biográfico da criança.

Prof. Rodolfo