ESCOLA WALDORF ARANDU DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis - SC

Toda nossa agricultura é biodinâmica. Não como um modelo de agricultura, mas sim a agricultura como sempre foi. Utilizando toda a sutileza e qualidades vinda do cosmos. Utilizamos muitos elementos da sintropia também.
Começamos o ano vivenciando a aplicação dos preparados biodinâmicos e seguimos assim todo o ano. Desejo que as crianças achem estranho iniciar uma atividade agrícola sem levar suas intenções e a informação dos preparados. Fazemos nosso adubo com composto biodinâmico, (esterco de vaca fresca com os preparados de composto). Estimulamos e utilizamos bastante as espontâneas como indicadoras do ambiente e p cobertura de solo e caminhos. No outono durante uma manhã, toda a escola vivência a elaboração do preparado 500, fladem e pasta biodinâmica, o que nos torna autossuficientes destes preparados por todo ano e ainda compartilhamos com várias iniciativas. Temos o João Wolkman como grande amigo e parceiro que nos fornece os demais preparados. Sendo breve é isso... espero que tenha dado uma ideia do que fazemos. Estou sempre à disposição p levar a biodinâmica p o mundo!
Ah... não podia esquecer que todo nosso trabalho é em parceria com os queridos seres elementais que sutilmente aparecem nos trabalhos com os pequenos e profundamente é vivenciado a partir do 7º ano.

Prof. Ricardo Lôpo