VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf

Neste Congresso, queremos inovar e empreender, propondo às escolas que se organizem a partir do trabalho no colegiado para a estruturação de uma pesquisa territorial/regional voltada à temática central do Congresso, trazendo em seus trabalhos os diferenciais de seu território que refletem diretamente sua prática pedagógica. Parte-se da compreensão de que a brasilidade, tão presente nos dias atuais, pode manifestar-se de forma consistente por meio dos currículos escolares. As escolas brasileiras encontram-se em diferentes biomas e seria especialmente interessante, que algum tema do currículo fosse apresentado de forma a refletir a regionalidade. Por meio de uma pesquisa fenomenológica, um tema específico do currículo receberia o próprio colorido regional e assim poderia ser apresentado no VI Congresso. Trata-se de uma forma de valorizar o trabalho colegiado e empoderar seu corpo docente dentro da autonomia pedagógica, vinculada ao conhecimento antropológico, segundo a fundamentação da Pedagogia Waldorf. Os temas podem ser relativos a qualquer uma das modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Deste modo, sugerimos que as escolas trabalhem em seus colegiados as seguintes perguntas: • Como vive o EU humano e a diversidade brasileira em seu Território? Que manifestações culturais acontecem em sua região? • Como deixamos viver, em diálogo com os fundamentos da Pedagogia Waldorf, o impulso antroposófico, a identidade e a cultura do seu Bioma? • Qual o assunto do currículo que gostariam de aprofundar para ter maior alcance no tema diversidade cultural em sua escola?