SEÇÃO PEDAGÓGICA

A principal tarefa da Seção Pedagógica é a pesquisa e o desenvolvimento continuado da Pedagogia fundada por Rudolf Steiner, no sentido da correta compreensão e aplicação da Ciência Espiritual Antroposófica, especialmente nas Escolas Waldorf, onde pedagogos das diferentes disciplinas atuam na constante vivificação da proposta de Rudolf Steiner, buscando atender às perguntas relativas a uma educação condizente à época atual.

A Seção fomenta a discussão das seguintes questões que se tornam essenciais em nossa época:

- Que tipo de educação necessita a geração atual?
- Como os professores podem adquirir fundamentos para implementar, de forma continuada, a pedagogia Waldorf?
- Qual fundamentação emprega-se na formação de professores?
- Como podemos adquirir a relação correta com os fenômenos vigentes em nossa época?
- Quais os resultados da aplicação da Pedagogia Waldorf no ser humano em desenvolvimento?
- Como a Antroposofia, como fundamento da Pedagogia, pode ser referência para o encaminhamento das perguntas?
- Como lidar com as mídias digitais no âmbito da educação?
- Como lidar com o distanciamento social causado pela pandemia do Covid-19?
- Qual será a forma mais adequada e acolhedora para lidar com os desafios impostos para a volta às aulas pós Covid-19?

A Seção Pedagógica quer apoiar o caminho de educadores que, por opção individual, buscam a ampliação das práticas pedagógicas, no caminho da autoeducação.

O âmbito da pesquisa pedagógica ganha especial atenção na busca de apresentar à sociedade a pesquisa realizada sob o enfoque antroposófico - a fenomenologia como caminho de conhecimento. Ela possibilita a formação de capacidades metodológicas e, também, de autoconhecimento dos profissionais. É neste sentido que a Seção se vê como mediadora, oferecendo diversas formas de colaboração.

A Seção Pedagógica em conjunto com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil trabalha na organização de congressos, sugerindo a temática e a escolha de palestrantes e oficineiros. Também fomenta encontros de professores por área, cuidando da bibliografia relativa ao tema de cada evento.


Histórico da Seção no Brasil:

A Seção Pedagógica no Brasil nasceu a partir de encontros eventuais e rotativos entre os participantes, chegando a uma estruturação formal em 2004, momento em que houve a primeira reunião mensal estruturada. Decidiu-se por um trabalho periódico, acompanhado das aulas da Classe na cidade de São Paulo. Luiza Lameirão foi nomeada por Heinz Zimmermann, da Seção Pedagógica do Goetheanum, como líder dessa Seção.

No congresso Brasil de Pedagogia Waldorf, em 2008, na cidade de Ribeirão Preto, foi realizada, pela primeira vez, a leitura da Aula da Classe da Escola de Ciência do Espírito, que se tornou um hábito nos diferentes congressos a partir desta data.

Em 2014, a Seção se ocupou da organização do IV Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf e preparou o tema: O corpo etérico.

Em 2016, realizou-se um encontro com professores membros da Classe, tendo como tema "A Imaginação" e a Aula da Classe da Escola de Ciência do Espírito abordada foi a décima-sexta. Nessa mesma ocasião, houve uma palestra aberta a todos os interessados, cujo tema foi "A Imaginação em nosso tempo – o que a prática educativa nos exige".

A Seção apoiou o V Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf, em 2017, na indicação de bibliografia de sustentação e de palestrantes e oficineiros. Nessa época, teve início o grupo de estudos semanal voltado para jardineiras. Também, ocorreram reuniões mensais com professores de 1 o ano. Os encontros sobre observação de crianças tiveram início a partir de uma visita do dr. Bruno Callegaro.

Em 2019, foi celebrado o centenário da Pedagogia Waldorf ao redor do mundo. Aconteceram muitos encontros, eventos e encontros internacionais e, no Brasil, foi realizado um congresso, organizado pelos jovens professores da Seção Pedagógica, em Piracicaba, no campus da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" -USP.

Infelizmente, não foi possível viabilizar o VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf, que estava previsto para acontecer em julho de 2020, em Belo Horizonte, no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais, em razão da pandemia do Covid-19.

Em 2020, Melanie Mangels Guerra foi nomeada pelo Fórum Internacional para assumir com Luiza Lameirão o trabalho da Seção Pedagógica no Brasil.

O Fórum Internacional (Círculo de Haia) comemora 50 anos de existência neste ano de 2020. Estão sendo preparadas festividades para a data com a reunião dos representantes atuais, com dois fundadores remanescentes, no Goetheanum, em novembro. Por causa da pandemia do Covid-19, ainda não se sabe a abrangência do evento.

Histórico da Seção Pedagógica

Em 1969, no 50º aniversário da Escola Waldorf Livre de Uhlandshöhe, com 2.500 convidados no saguão da "Stuttgarter Liederhalle", um claro desejo de zelar por uma formação cultural e política educacional emergiu em muitas conversas: a liberdade, que é absolutamente necessária para uma escola Waldorf, foi cada vez mais restringida no contexto da política educacional, especialmente nos países governados pela socialdemocracia. Ernst Weissert, responsável pela Federação das Escolas Alemãs da época, cultivava a imagem de um movimento Waldorf mundial e viu como era necessária a conscientização dessa necessidade. Weissert respondeu a Kuiper, seu colega holandês: "Devemos formar um grupo de 'especialistas' de todos os países, que deverão negociar com o estado. Devemos nos encontrar regularmente e discutir a situação, de preferência em Haia." Assim se deu a origem do Círculo de Haia, a cooperação do movimento escolar Waldorf internacional, que tem sido realizado duas vezes por ano como uma conferência internacional do movimento escolar de Rudolf Steiner desde Pentecostes de 1970.

Baseado na confiança e amizade, o objetivo do Círculo de Haia era criar uma troca de experiências de diferentes práticas – dever-se-ia documentar a dimensão externa cotidiana e um vínculo mundial por meio de impulsos espirituais comuns. Em maio de 1970, o primeiro encontro aconteceu na Escola Vrije em Haia. Nos primeiros anos, os colegas geralmente se encontravam alternadamente em Whitsun em Haia e em novembro em Stuttgart. Apenas dois membros deste colegiado fundador permanecem até hoje: Shirley Noakes e Bengt Ulin.

Christof Wiechert expandiu enormemente o Círculo de Haia; ele convidou pessoas da Ásia, África e América Latina. Hoje, o círculo cresceu e integra cerca de quarenta pessoas de todos os continentes. Em 2009, ele foi renomeado como Conferência Internacional do Movimento de Educação Waldorf, a fim de esclarecer a tarefa do nome. As atividades aumentaram com a mudança dramática na situação mundial na última década e intensificaram ainda mais a cooperação entre os diferentes países.


Atividades da Seção Pedagógica no Brasil Hoje

Os encontros mensais tratam da leitura de uma das Aulas da Classe da Escola de Ciência do Espírito, além de temas técnicos e de interesse geral, contudo, durante a pandemia do Covid-19, não foram viabilizados os encontros presenciais e optou-se pela leitura de outros conteúdos pedagógicos.

No momento, a pedido de professores atuantes, um grupo se encontra toda manhã de segunda-feira para tratar assuntos do livro: Pelo Aprofundamento da Pedagogia Waldorf (Meditativo).

A Seção Pedagógica está realizando mensalmente encontros no formato virtual durante a pandemia do Covid-19, às sextas-feiras e sábados. São abordadas leituras com pertinência pedagógica, a questão atual do antirracismo, a brasilidade no currículo, questões internacionais, próximos congressos, Ensino Religioso, traduções de obras relevantes para o movimento Waldorf e pontos técnicos.

Ensino Religioso Livre

A Seção Pedagógica zela pelo Ensino Religioso Livre, fomenta e ampara sua prática nas escolas Waldorf no Brasil.

Em agosto de 2005, houve o primeiro encontro para professores de Religiosidade com participação de Elizabeth Correa.

Em agosto de 2007, a Seção Pedagógica apoiou o II Encontro para professores de Religiosidade.

Em agosto de 2009, sediou o encontro para professores de Religiosidade, tendo como tema: "O diálogo em nossa época e na prática pedagógica". O mote para esse encontro foi o conto de Goethe A Serpente Verde e a Bela Lilie.

Em 2011, o encontro bianual foi suspenso devido ao Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf contemplar o assunto do Ensino Religioso em sua temática.

Em agosto de 2013, foi preparado o IV Encontro para professores de Religiosidade com o tema "Desenvolvendo a capacidade de observar os fenômenos naturais – seres espirituais que tecem a Natureza". Novamente Goethe inspirou a todos com sua frase lapidar "Cada fenômeno bem observado cria um novo órgão de percepção em nós."

No ano de 2015, aconteceu o V Encontro de professores de Religiosidade, cujo tema foi: "As Hierarquias Espirituais". As palestras abordaram quatro aspectos da atuação das hierarquias: a) na evolução dos seres humanos; b) na Pedra Fundamental da Sociedade Antroposófica; c) nas conquistas das crianças de zero a três anos; d) as hierarquias espirituais e a imaginação para professores.

A partir de 2018, os grupos de Ensino Religioso Livre de algumas escolas Waldorf paulistas retomaram os encontros para professores de Ensino Religioso Livre na Sociedade Antroposófica no Brasil. Assim, foram realizados dois encontros em 2019, com a presença de João Torunsky, Sacerdote da Comunidade de Cristãos, e Elisabeth von Kügelgen, do grêmio internacional de professores de Religião.

Em 2020, formou-se um grupo, vinculado à Seção Pedagógica e à Sociedade Antroposófica no Brasil, com o objetivo de formar um Grêmio brasileiro de professores de Ensino Religioso Livre. O grupo conta também com a colaboração de Claudia McKeen, que estabelece a comunicação entre o grupo brasileiro e o grêmio internacional e representa o movimento de Educação Infantil da Alemanha e o movimento da América do Sul.

Esse núcleo de professores pretende vincular-se aos professores e grupos de estudos de Ensino Religioso Livre em todas as escolas. Pretende, ainda, aprofundar o estudo e as práticas adotadas nas aulas de Ensino Religioso Livre, buscando a compreensão do impulso religioso que permeia a pedagogia Waldorf como um todo.