FÓRUM DAS FORMAÇÕES EM PEDAGOGIA WALDORF NO BRASIL

Breve histórico A pedagogia Waldorf teve o seu início no Brasil na década de 50 do século passado. Os primeiros professores trouxeram sua experiência e conhecimento da Alemanha onde a pedagogia já tinha o seu caminho percorrido desde 1919, data de fundação da primeira escola. Estes pioneiros passaram seus conhecimentos aos primeiros colegas que aprenderam na prática e na troca de experiências e materiais. Com o crescimento e sucesso da pedagogia na primeira escola um processo de formação foi se estabelecendo de maneira mais formalizado. O surgimento de mais escolas, inicialmente no estado de São Paulo, e depois pelo Brasil, fez surgir a necessidade de mais cursos de formação. Já neste século surgiu o impulso de reunir as formações com intuito de trocar experiências, definir temas básicos e necessários a qualquer iniciativa de formação, discutir o currículo das formações e manter a qualidade e a profundidade necessária à atuação na pedagogia Waldorf. É nesse ambiente que surge em Jaguariuna, no Sítio das Fontes, o encontro de coordenadores e docentes de vários cursos de formação em andamento.

Práticas e objetivos do Fórum Hoje o Fórum é constituído por coordenadores e docentes de 23 cursos de formação. Os encontros ocorrem semestralmente com o grupo todo, atualmente de forma remota, e incluem três pautas principais; o estudo em conjunto de um tema relevante fundamentado na Antroposofia, a prática artística e discussões metodológicas. Objetivo principal O Fórum tem como objetivo principal o apoio e aprimoramento dos cursos de formação no Brasil preparando cada vez melhores professores Waldorf que possam exercer a tarefa docente em liberdade, a partir de sua própria capacidade de observação das crianças a eles confiadas, apoiados nos princípios fundamentais da pedagogia Waldorf. Objetivos secundários A troca de experiências entre os cursos; o acompanhamento e aconselhamento a novas iniciativas de formação; a definição de critérios mínimos de ordem curricular, como conteúdos e carga horária adequados; a definição de critérios para a atuação docente em cursos de formação; entre outros. O Fórum Brasileiro das Formações Waldorf é um dos poucos órgãos existentes no mundo que reúne diferentes impulsos de formação, o único na América Latina. Tem representado a formação em pedagogia Waldorf brasileira na América do Sul e estimulado a organização de outros fóruns em países vizinhos. Hoje o Fórum é um órgão da Federação de Escolas Waldorf no Brasil responsável pelo chancelamento de novos cursos. Desde 2017 o Fórum está envolvido num processo mundial e participativo de reflexão sobre objetivos, metodologias e avaliação das formações Waldorf no mundo todo. Este documento, "A caminho da criatividade pedagógica", coordenado pelo Grupo ITEP (International Teacher Education Project) está sendo elaborado em encontros regionais e internacionais de formadores de professores e tem como objetivo integrar práticas educativas dos diferentes cursos, articular metodologias contemporâneas e adequadas para adultos, aprofundar a imagem de ser humano a partir da ciência espiritual antroposófica e trazer a tona os grandes temas e desafios da nossa época que nos ajudem a perceber as características e necessidades das crianças que chegam a nossas escolas, motivo e essência da nossa missão e do nosso trabalho na Pedagogia Waldorf.

Fórum das Formações Waldorf e a Pandemia de Covid 19 O Fórum das Formações em Pedagogia Waldorf, órgão que atua há mais de 15 anos, recomenda que todas as orientações de segurança estabelecidas pelos órgãos da saúde municipais, estaduais ou nacionais em relação à pandemia sejam cumpridas para salvaguardar a vida dos estudantes, professores e familiares vinculados aos cursos. Mesmo reconhecendo que as atividades das formações precisem fundamentalmente da presença dos alunos e da interação social para a prática e o aprendizado desta pedagogia, estamos conscientes que o momento presente não permite qualquer quebra de protocolo em virtude de uma responsabilidade coletiva.