A maioria das escolas Waldorf apresenta dificuldades em sua gestão administrativa dada a complexidade da legislação brasileira, em especial a legislação tributária e regulatória. Com o objetivo de indicar caminhos mais sustentáveis a FEWB oferece este curso de capacitação para as suas escolas filiadas. Serão realizados 4 encontros para apresentar as possíveis estruturas societárias, contratuais e tributárias das escolas, de acordo com a legislação brasileira. Haverá um momento com o objetivo de esclarecer dúvidas e promover debates baseados em casos práticos vindos das próprias Escolas Waldorf além de despertar melhores práticas de governança jurídica e poderem conhecer alternativas através de um passo a passo de como implementá-las. Contaremos com a orientação e assessoria jurídica do PLKC Advogados. Os encontros têm caráter informativo e não substituem uma assessoria jurídica personalizada, porém indicarão caminhos para serem aprofundados posteriormente.


Priscila Pasqualin
Formada em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é especialista em Direito para o Terceiro Setor. É sócia da PLKC Advogados, responsável pela nova área de Filantropia e Investimento Social. Advogada na área societária, tributária e contratual, com foco no Terceiro Setor e Investimento Social e de Impacto, incluindo endowment. Assessora jurídica da Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos, liderado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social Privado, tendo contribuído com a redação da Lei 13.800/2019, a Lei do Endowment. Participou da elaboração de projeto de lei de incentivo fiscal de impostos municipais para instituições culturais em São Paulo. Professora convidada da Escola Aberta do Terceiro Setor e do Curso de MBA em Gestão de Museus, realizado pela ABGC Gestão Cultural, Universidade Cândido Mendes e Expomus; é uma das autoras do livro O Legal da Filantropia, editado pela NOESES em 2019 e do livro Fundos Patrimoniais Filantrópicos – Sustentabilidade para causas e organizações, 2019. Autora do artigo técnico "Aspectos Tributários dos Endowments", publicado na Revista de Direito Tributário Contemporâneo, vol. 22, ano 5, p.137-164, São Paulo, Ed. RT jan.-fev./2020.


Silvia Sukys
Formada na Universidade de São Paulo, atuou em grandes escritórios nas áreas de contencioso cível, empresarial e arbitragem (Machado Meyer Sendacz & Opice, Lobo & de Rizzo Advogados, Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados). É advogada associada da área de Filantropia e Investimento Social do PLKC Advogados, prestando assessoria a diversos filantropos, empresas doadoras e organizações do terceiro setor. Informações: fewb@fewb.org.br (11) 5524-0473 Link para inscrição: https://entendendoasquestoes.eventize.com.br/inscricao